Eu não ando, eu só sambo… por aí…

vida_fot25A letra de “Samba Jambo” de Jorge Mautner é a coisa mais bonitinha do mundo! “Os seus olhinhos sempre tem, meu bem, aquela luz da aurora da manhã…”, fala sério!
Hoje separei essa música pra tocar no Vozes. Tirei do cd duplo O Ser da Tempestade – que saiu no final da década de 90 como um tributo ao filósofo do KAOS.
A primeira vez que vi o Mautner foi num show bagunçadíssimo e muito divertido. Era só para estudantes (eu tinha 18 anos), só ele e Nelson Jacobina. Os dois lindos de morrer, sem camisa por que estava um calor absurdo, cabelos compridos e fazendo um som que eu nunca tinha ouvido antes. Amei.
Os trabalhos mais recentes da dupla Mautner/Jacobina podem ser ouvidos num disco de 2007, Revirão, que saiu sem fazer muito barulho. Antes disso Caetano gravou com ele o cd Eu Não Peço Desculpa, e Jacobina é um dos músicos da seleção Orquestra Imperial.
Bom, pra curtir Jorge Mautner deixo aqui um videozinho onde ele explica o KAOS e na sequência um que tem o show de Caetano com participaçao dos dois aqui citados.
Atente para Celso Sim fazendo a segunda voz em “Maracatu Atômico”. Tão bonitinho…

Caetano Veloso e Jorge Mautner

Mais fotos de Jorge Mautner, olha só que personagem…

1972 Lança o LP Para Iluminar a Cidade e o compacto Planeta dos Macacos, pelo selo Pirata, da Polygram. O disco é lançado por um preço mais baixo que o de mercado, e as lojas começam a boicotá-lo. Assim, o selo Pirata deixa de existir, e o disco é retirado de circulação. Realiza shows em penitenciárias para detentos e também na Casa das Palmeiras (de Nise da Silveira) para os internos, no Rio de Janeiro.

1972 Lança o LP Para Iluminar a Cidade e o compacto Planeta dos Macacos, pelo selo Pirata, da Polygram. O disco é lançado por um preço mais baixo que o de mercado, e as lojas começam a boicotá-lo. Assim, o selo Pirata deixa de existir, e o disco é retirado de circulação.

poeta performático

poeta performático

Só pra lembrar, pra ouvir “Samba Jambo” sintonize o Vozes do Brasil dessa semana. Veja os horários e as emissoras na página Vozes do Brasil no Rádio aí em cima do blog. OU entre no link Território Eldorado pra ouvir sob demanda. E não esqueça de prestar atençao na letra…

6 comentários sobre “Eu não ando, eu só sambo… por aí…

    • Oi Patricia, Boa Noite.

      Sou ouvinte do seu programa Vozes do Brasil, apresentado toda quarta feira na Radio Eldorado as 20:00hs.

      Muito legal seu programa, saio do serviço as 20:00hs, e vou ouvindo até chegar em casa, muito bacana.

      Quando começa, aquele “Bora Ouvir” é demais.

      Sabe, é um dos poucos programas, que fico torcendo para não chegar em casa logo, se minha esposa fica sabendo, me mata … rs rs rs…

      Patricia, a semana retrasada, vc tocou uma musica do Tom Zé no segundo bloco, que não conseguia descer do carro até terminar, vc poderia por favor me fornecer o nome da m usica ? Vou ver se encontro.

      Muito Obrigado , e Parabens pelo seu programa.

      Sou seu fã ha muito tempo, desde o tempo da TV Cultura.

      Sergio Lima Costa

      • Oi Sergio, tudo bem?
        essa música do Tom Zé é “O Amor é Velho, Ê Menina”, é um clássico do repertório dele.
        que bom que você ouve toda quarta, fico feliz.
        beijos
        Patricia

  1. Na época em que Mautner lançava seus kaos saiu em sp uma ” antologia dos novíssimos ” Poesias.

    O tempo é implacável. Os novíssimos de então, hoje devem estar velhíssimos hoje.
    Inclusive a moça que escreveu no alto de uma página em branco do livro em questão : ” essa é a história de uma menina que resolveu brincar por que não tinha bonecas ”

    Madeleines sem importância. Mas que las hay las hay.

  2. Lembro de uma foto de Nélson e Jorge ilustrando matéria sobre o show “Rocksambamaracatublues” dos dois. Acho que foi na Rolling Stone brasileira lá por 73, talvez na esteira do sucesso de “Maracatu Atômico”, com Gil.

    A Stone brazuca se foi e voltou; Rocksambamaracatublues poderia ser o nome de uma música ou disco de Chico Science, que se foi e não voltou. Jorge e Nélson estão aí firmes, graças a Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s