Por dentro do Instrumental Sesc Brasil

Zé Menezes e eu no Instrumental Sesc Brasil

Zé Menezes e eu no Instrumental Sesc Brasil

Há dez anos eu apresento esse programa. Um projeto de música instrumental pra televisão que surgiu da vontade de registrar uma inciativa vitoriosa do Sesc São Paulo de levar para a Avenida Paulista espetáculos gratuitos de boa música. E isso já tem 18 anos!! Ou seja, um projeto que exemplifica muito bem aquele conceito de cauda longa que se tornou popular por conta da internet (“A Cauda Longa”, Chris Anderson, editora Campus) e que trata desse mercado de nicho, segmento.
O Instrumental Sesc Brasil começou na rede Sesc Senac de Televisão, agora só Sesc TV, e mantém até hoje basicamente o mesmo formato: o show e as entrevistas. Melhoramos muito na edição, na luz, eu melhorei muito na condução do programa e o cenário hoje é do popérrimo Zé Carratu.
A grande novidade é a transmissão ao vivo pela internet e o bate papo depois do show que a cada dia ganha mais público. É uma chance única de conversar com o artista, falar sobre os instrumentos, formação, carreira, composição, inspiração e tem sido bem gostoso. Eu conduzo o encontro direto do palco e as meninas da produção trazem as perguntas da platéia por escrito. Agora dá pra assistir via facebook também. No site tem todas as direções necessárias e o link está aqui na listinha ao lado.
Vejam as fotos dos bastidores:

O cenario para a entrevista e o teatro.

O cenário para a entrevista é o teatro.

O diretor Max Alvin afinando a luz.

O diretor Max Alvin afinando a luz.

O público depois do show se prepara para o chat.

O público depois do show se prepara para o chat.

Toda terça a equipe se encontra no auditório do Sesc Paulista pra essa produção. Primeiro a gente assiste a passagem de som e enquanto isso troco idéias com meu amigo e diretor Carlos Zen sobre a entrevista a seguir e o diretor Max Alvin afina aluz do programa. Quando as cameras estão preparadas chega o entrevistado e por trás da cena eu faço a minha parte.
As filas para os shows gratuitos enchem a calçada da Paulista en frente ao Sesc. Rola o show, gravamos tudo e depois vem o bate papo. Um sucesso!

P1000962

Nossa equipe é formada pelos já citados diretores Max Alvin e Carlos Zen e uma turma muito eficiente e querida: Marcelo, Bruna, Igor, Roby, Mauricio, Arthur, Flávio, Mineiro, Valéria, Lígia, Renato, Tito, Diego, Curi, Travaglia e mais a rapaziada do som e a turma imensa do Sesc Paulista. Sem esse pessoal o programa não seria o sucesso que é. São eles que garantem a competência da produção, do corte, da sonorização e todos os outros inúmeros detalhes de uma gravação para tv.

Aqui você pode ver Jovino Santos Neto em apresentação recente.

Hoje tem Oleg Fateev, um jovem compositor da Moldavia, com participações de Simone Sou e Carlinhos Antunes. Assista ao vivo a partir das 19hs no site http://www.sescsp.org.br/instrumental – tem link na listinha aí ao lado. E depois participe do vídeo chat.
A programação completa também está no site. Vai lá!

2 comentários sobre “Por dentro do Instrumental Sesc Brasil

  1. Olá!Faz tempo que estou querendo informação,costumo assistir ao Programa Instrumental Sesc Brasil,ano passado por acaso assim que liguei a tv estava reprisando um programa com uma Big band,se não me engano era Alemã,gosto muito de música,achei interessante que no meio do grupo existia uma única mulher,gostaria de saber o nome do grupo,não consegui escrever,gostei muito do som.Aguardo retorno,já mandei vários e-mails para o Sesc mas não obtive resposta.

    • Oi Jussara,
      eu sinceramente não me lembro…
      Me vem à cabeça um grupo de choro francês com uma unica mulher, mas acho que não é esse.
      A gente faz esse programa toda semana há mais de dez anos!
      Mas, vou passar pra Bruna, nossa produtora, que deve conseguir pra você essa informação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s