Na coxia* com Vanessa da Mata

vanessa ensaio
Vanessa da Mata foi criada no Mato Grosso, cantava como passarinho, empoleirada num galho de árvore, ouvindo o som dos rios da sua terra e os ensinamentos de sua vó, dona Sinhá. Foi pra ela que Vanessa fez “A Força Que Nunca Seca” gravada por Maria Bethania.
Me lembro de ver Vanessa num palquinho pequeno na Vila Madalena cantando pra dez pessoas e de tocar sua música antes mesmo dela gravar seu primeiro disco. Quando a vejo hoje cantando forte e bonito pra uma platéia imensa, milhares de pessoas cantando “o que a gente precisa é tomar um banho de chuva…” na maior alegria, fico imensamente feliz e admiro sua força e sua delicadeza.
Vanessa é uma compositora como poucas. Ela canta seu universo de coisas simples e femininas. Traz na sua música a vivência de menina de pés no chão que sabe dar valor a uma mangueira no quintal e tudo isso cresce no palco com aquela força herdada de dona Sinhá.
Vanessa me disse que admira em Maria Bethânia a capacidade de ser popular e ao mesmo tempo passar os recados que quer. Ouso dizer que Vanessa já faz o que admira. Suas letras nem sempre são convencionais. Ela conta histórias e joga idéias bem particulares em rede nacional. Adoro!
No palco, a menina já é uma presença e tanto. Uma mulher que canta o universo feminino e roda as saias coloridas no cenário florido. É lindo de ver.
Foi inspirador ver a passagem de som e depois acompanhar a transformação na hora da cena. Fui vê-la para uma entrevista e fiquei pro show. Na foto ela aparece ensaiando com Gustavo Ruiz uma canção inédita pro show da noite. E na hora do espetáculo eles fizeram assim mesmo, sentados no chão.
Essas experiências fazem valer o meu trabalho.

*Coxia ou Bastidores é o lugar, situado dentro da caixa teatral, mas fora de cena, no palco italiano, em que o elenco aguarda sua deixa para entrar em cena em uma peça teatral. Por analogia, é qualquer espaço situado fora de cena, em que os atores aguardam sua entrada na cena.

3 comentários sobre “Na coxia* com Vanessa da Mata

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s