Bem Me Quer, Mal Me Quer… Erika Machado no Vozes do Brasil

Na época em que Erika Machado lançou seu primeiro cd (No Cimento) fui chamada pra escrever o release do disco. E adorei faze-lo. Suas letras cheias de imagens coloridas me lembram os poemas de Manoel de Barros, poeta que eu amo justamente porque faz de qualquer coisa matéria de poesia. É aquilo que se encontra também na obra poética de Arnaldo Antunes mas que nasce do chão do centro do Brasil, como em Vanessa da Mata, conterrânea de Manoel.
Erika Machado é mineira e artista plástica. Antes de fazer música pra gravar em disco ou fazer show, fazia música como parte de suas propostas artísticas, como intervenção, como suporte. E hoje, as artes se “interpenetram”, como diz e faz o já citado Arnaldo.
O novo disco (Bem Me Quer, Mal Me Quer) tem sido muito elogiado. Diz a crítica especializada que Erika está mais madura. Adoro! Quando Caetano diz “a crítica que não toque na poesia”, não é só porque ele não quer, ou porque sempre existirá a birra entre o crítico e o artista, mas é porque o assunto é outro. Tom Zé disse uma vez que o problema do jornalista é que ele se ressente de não participar do processo… mas, enfim, o assunto não é esse.
O novo disco de Erika Machado está mais gostoso ainda que o primeiro. Suas imagens coloridas estão lá com toda sua doçura e visão particular e o som tem a mão do mágico John Ulhoa. Produtor, compositor, músico e arranjador, John tem uma assinatura forte. Seu bom humor e leveza aparecem no rock do Pato Fu, no pop de Zélia Duncan e no lúdico de Erika Machado. Em “Bem Me Quer, Mal Me Quer” ele também é parceiro de Erika, ao lado de Cecília Silveira (também artista plástica e presença forte desde os primeiros trabalhos) que assina a maioria das faixas. E desta vez há tambem as canções só dela, como “Rosa”, uma homenagem ao avô. Os adjetivos mais comuns pra falar de Erika são diferente e divertido, mas ela mesma diz que nesse disco as coisas não são simples como no primeiro e que “se a vida tivesse control Z eu juro que só faria canções alegres!“. Devo dizer que mesmo falando de situações tristes como o fim de um amor ou a morte, Erika deixa tudo mais fácil, “easy” como uma manhã de domingo.

Veja aqui um pedacinho do show de lançamento com Erika Machado, Cecilia Silveira, John Ulhoa e Fernanda Takai. Pura folia! Diversão entre amigos. E a Erika me contou que nessa platéia animada no Rio de Janeiro estava um fã ilustre: Milton Nascimento. Pra eles, o Bituca. Como ela mesma diria: “chique…”

Ouça tudo no Vozes do Brasil. Erika Machado é o destaque do programa da semana. Toda quarta na Eldorado Fm em São Paulo, sábados na Lúmen em Curitiba e Litoral em Santos, e na terça seguinte em Belo Horizonte pela Inconfidência.

Pra visitar o site de Erika machado e conhecer melhor seu trabalho inteiro, entre aqui: http://www.erikamachado.com.br/

4 comentários sobre “Bem Me Quer, Mal Me Quer… Erika Machado no Vozes do Brasil

  1. como já diria a própria Érika “êba!” rs
    eu sou de BH e conheço Érika Machado faz tempo, sempre achei que ela tinha muito a dizer. e diz, né?
    também acho esse cd melhor e o show é bem mais divertido. apaoixonei com o novo som!

    vivo mostrando o trabalho dela pros meus amigos que não são daqui. todos adoram, mesmo gostando de coisas bem diferentes do que ela costuma tocar.

    tô doida pra ouvir o Vozes com ela!

  2. PATRÍCIA ,recebi o cd da ERIKA,sou fã e amigo de FERNANDA TAKAI,sempre divulgando-as em meu site telescopio.vze.com
    há 10 anos no,sempre curtindo TOM ZÉ/ARNALDO BAPTISTA E sobretudo,NARA LEÃO E GLAUBER ROCHA!!!parabéns pelo seu site! ERIKA É DEMAIS!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s