Cê tá pensando que eu sou Loki, bicho?

Tenho me dedicado ao ócio criativo, à preguiça sem culpa e aproveito pra colocar algumas pendências culturais em dia. Como não consigo me desprender da música nem nas férias finalmente tive tempo e assisti “Loki”, o excelente documentário sobre Arnaldo Batista feito por Paulo Henrique Fontenele. Fiquei comovida. Achei bonito, bem feito, uma homenagem mais do que merecida pra um dos formadores da nossa música pop. O depoimento de Tom Zé é maravilhoso. As imagens de arquivo dos tempos áureos dos Mutantes são deliciosas. A entrevista na volta de uma viagem pra Londres é fantástica. Os meninos estão lindos, psicodélicos até a alma e falando como as crianças talentosas que eram, entusiasmados, inocentes. A edição é primorosa. Enquanto Arnaldo Batista conta suas histórias e faz reflexões importantes, ele está pintando um quadro e as imagens se alternam entre as que ele cria e as de arquivo. Lindo, tocante e muitas vezes esclarecedor. Outras vezes só nos deixa um pouquinho mais curiosos e confusos sobre a mítica banda, a separação, a saída de Rita Lee. Mas, a verdade, como diz Sérgio Dias, é que cada um tem a sua verdade, tem a sua versão, tem a sua história. Dinho e Liminha também contam as suas e é interessante ver como ficou tudo meio enevoado pela juventude e pela experiência lisérgica.
Imagine ter 20 anos naqueles anos loucos. Estar no topo do mundo. Arrastar multidões. Cantar pro Brasil inteiro pela televisão. Se vestir como quiser. Fazer música pop de vanguarda ao lado dos maiores artistas do país. É muita coisa! Dá pra pirar!

Esse é o trailer do filme:

Rita Lee liberou o uso da sua imagem mas não participou do documentário. Faz uma falta brutal, é claro. Aqui nesse vídeo da década de 80 ela fala dos Mutantes e diz que o casamento com Arnaldo foi uma farsa pra brincar com a Hebe e que na verdade eles eram só bons amigos de infância.

E esse vídeo foi tirado de um programa da Tv Cultura que contava a história do rock no Brasil. Além dos Mutantes ali presentes estavam os Novos Baianos, Secos e Molhados, Tim Maia, Jorge Ben, todos em pauta como precursores do rock nacional. Histórico!

E nesse mesmo espírito de preguiça, zapeando a tv depois de assistir Loki, tive a supresa de ver passar no Canal Brasil o Vozes Do (Co) Mentado! Foi delicioso rever e assim, de surpresa, domingo de chuva, na tv, esse filme feito nos bastidores do Sesc Vila Mariana em 2002 por Helena Maura e Thiago Taboada na ocasião do lançamento do meu primeiro livro. Preciso abrir uma página aqui no blog só pra ele…
Depois das férias.

5 comentários sobre “Cê tá pensando que eu sou Loki, bicho?

  1. Oi, Patrícia, ói eu aqui!

    Bem bacana também o pedaço em que Rita fala da saída, se foi “expulsa” ou não… Até hoje eles não entraram em acordo sobre isso…

    Ah, e por falar nos documentários, você já foi ver “O Homem Que Engarrafava Nuvens”, sobre o Humberto Teixeira? Fui ontem, achei maravilhoso, aparece praticamente a MPB inteira ali, e a gente vai vendo como tudo tem explicação, nada é por acaso, tudo tá ligado com tudo…

    Beijo!

  2. “O homem que engarrafava nuvens” tem uma cena rara e maravilhosa dOs Mutantes em Paris, interpretando ‘Adeus Maria Fulô’. Sou de Porto Alegre e aqui não entrou no circuito; espero o dvd prometido pela Biscoito Fino.
    Sou fã de carteirinha e coração de Rita Lee. Faz muito que acompanho a carreira Dela, e percebi que ao longo do tempo, Ela foi mudando o discurso e dando diversas versões sobre sua relação com Arnaldo e a ‘saída/expulsão’ da banda.
    O documentário ‘LOKI-Arnaldo Baptista’, embora sem a participação de Rita, tem depoimentos bastante reveladores sobre esta ausência. E a forma como Rita aparece no filme é bastante respeitosa. Adoro este filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s