Groupe des Bambaras, o som do deserto.

Conheci no sudoeste do Marrocos, perto de Merzouga, o Groupe des Bambaras. Eles vivem à sombra das dunas de Erg Chebbi. Os bambaras, também conhecidos como gnawas ou gnaouas, são descendentes dos escravos que vinham da África Negra. Nesse vilarejo chamado Khamlia eu ouvi o som do deserto do Marrocos.

Nesse jeito tradicional o canto é uma mistura de bambara, linguas bérberes e árabes. Durante a performance eles movem todo o corpo exceto a cabeça. Pra eles a música tem um papel social importante porque é a manifestação de uma cultura que não se pode esquecer, a cultura de seus ancestrais do Mali, do Senegal e do Sudão.


Além disso é parte da vida cotidiana na cura das enfermidades e nas festas. A dança, os cantos e a melodia que se repete servem também para entrar em transe e fazer contato com o outro mundo.


Os instrumentos da música dos bambaras são rústicos mas nada simples. Eles usam um alaúde de corda e de percussão chamado guembri ou hajhouj; castanholas grandes de metal chamadas grageb; e tambores ou gangas.

Veja aqui Groupe des Bambaras e sua música hipnótica tocada nas dunas de Merzouga.

E há também os grupos que usam a música tradicional como base e fazem sua própria mistura com guitarras e baixos elétricos. O discurso é de liberdade, exaltação da vida nômade ou tuaregue em contato com a natureza árida e o homem valente do deserto. Claro que há também as canções de amor.
Nesse vídeo dá pra ver como eles gravam os discos no Marrocos. Veja os tapetes, as anotações em árabe e as roupas dos músicos. Esse vídeo é de um cantor chamado Tinariwen e seu novo álbum “Companions” ou “Imidiwan” em bérbere.

Vozes do mundo!

2 comentários sobre “Groupe des Bambaras, o som do deserto.

  1. incríveis esse grupos tuaregs, vi e ouvi alguns quando estive lá, e dá vontade de sair dançando, rodando e conversando com os deuses… que ótimo você colocar isso aqui! conheci esse Tinariwen através de uma cantora compositora marroquina que mora em paris, Hindi Zahra, que vale a pena ouvir. pra quem se interessar, ela não tem cd ainda, mas é muito especial !.. http://www.myspace.com/zahrahindi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s