Dia 02 de fevereiro é dia de festa no mar. Aqui tem Iemanjá, Baden Powell e Caymmi.

Baden Powell fez os maravilhosos afro-sambas com Vinicius de Moraes e sua obra é conhecida pela relação estreita com os ritmos africanos. Hoje, dia de Iemanjá, 2 de fevereiro, aproveito pra postar aqui uma parte do documentário “Saravah” realizado pelo francês Pierre Barouh. Ele esteve no Vozes por ocasião do lançamento do filme em dvd aqui no Brasil e foi lindo! Esse documentário merece ser assistido. Tem Baden, Bethânia e Pulinho da Viola super jovens tomando uma cerveja, tocando violão e conversando com Barouh. É maravilhoso. Hoje, destacamos o papo sobre Iemanjá.

É impossível falar do mar e da intimidade da canção brasileira com as tradições africanas sem citar Dorival Caymmi, aquele mulato lindo que encantou e foi encantado por Carmem Miranda e imortalizou a nossa Bahia.
Aqui nesse trecho de outro documentário, “Um Certo Dorival Caymmi”, de Aluisio Didier, Caymmi fala de sua estréia no rádio, assunto que muito me interessa. A gente até já conhece a história, mas vale a pena ouvir de novo especialmente quando é ele mesmo que conta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s