Gente jovem reunida

Não para de aparecer coisa boa! Que bons tempos estamos vivendo na música brasileira… No ano em que fui curadora do Prata da Casa pro Sesc Pompéia me diverti horrores indo a shows na choperia pra ver gente jovem reunida. Peguei gosto, como dizem no interior. Renovei o repertório do Vozes do Brasil e o meu mesmo aqui em casa. Claro que ainda tem Sylvia Telles, Lúcio Alves, Tom Jobim, Caetano… os bons e velhos de sempre na vitrola. Mas tenho adorado ouvir a qualidade da nova safra. Vou postar uma turminha aqui hoje só pra mostrar a diversidade de que estou falando. Me enche de alegria e me tira a preguiça. Porque ouvir mais do mesmo, vamos combinar, não faz ninguém feliz.

Primeiro, Tamima Brasil e seu Itapuã Beat. Ela faz pandeiros irados e toca uma bateria incrível, isso todo mundo sabe. Esse vídeo foi gravado no Sesc Pompéia, no Prata da Casa, em outubro de 2008. Ouve só essa banda: Marcos Matias, Yago Avelar e Rafael Rocha (percussao) Fabricio Mota (baixo),João Paulo (teclado e sampler),Mauricio Silva (trombone),Felipe de Souza (violino) e participacao especial do Xis (vocal).

Imagens: Tony Nogueira, Renata Amador e Denise Kano
Um video de Paulo Saias.

Agora, uma delicia feita em animação, delicada como a própria canção e seus intérpretes: Thiago Pethit e Tiê. “Essa Canção Francesa” é uma parceria de Thiago Pethit e Rafael Barion. Bateria e percussão de Pedro Falcão; baixo acústico de Isidoro Cobra; piano, escaleta e glockenspiel de Maurício Fleury que assina o lindo arranjo. Cellos de Ana Elisa Colomar

Dirigido por Rafael Barion e Adams Carvalho. Editado por Olivia Brenga. O vídeo foi filmado, editado e depois desenhado frame a frame pelo Adams.

Por fim, meu queridíssimo Leo Cavalcanti e a sua ótima parceria com Tatá Aeroplano, “Chuvarada”. Adoro essa letra e a performance do Leo pra passar o recado é perfeita. Gravado no show OUVIDOS AO MISTÉRIO, no 16º Porto Alegre em Cena, setembro de 2009. Com Guilherme Held, Décio 7 e Marcelo Dworecki. Som: Pipo Pegoraro. Projeções: Anna Turra.

E o melhor de tudo é que tem muito muito mais por aí. Vou mostrando aqui e no Vozes do Brasil. Aliás no programa dessa semana tem Bruno Morais, Thiago Phetit e Marcia Castro ao lado de Lúcio Alves e Caetano cantando Fernando Lobo. Misturinhas que eu gosto de fazer.
E tem, não podemos esquecer, a entrevista com Tom Zé, o mais jovem de todos!

2 comentários sobre “Gente jovem reunida

  1. Não sou uma grande conhecedora de música, mas me considero uma grande admiradora dela. Também acho que estamos vivendo um tempo muito bom na música brasileira. Mta gente jovem de talento verdadeiro, ocupando um espaço mais do que merecido. Desejo vida longa a reconhecimento a essa nova safra de ‘gente boa’ que apareceu! E que esse cenário possa ser sempre renovado positivamente!

    Beijo!
    Carol.

  2. Prezada Patricia.

    Descobri um ingles, casado com uma brasileira, morando em São Paulo, violonista de mão cheia. Seu repertorio é de musica classica, sendo inclusive indicado para o Grammy. Acontece que ele é quase que totalmente desconhecido aqui em terras brasilis e por ser um quase brasileiro, acho que estamos perdendo muito em não ouvir esse excelente musico. Sei que sua praia é o MPB mas raramente temos alguem com esse quilate e desconhecido pela maoiria. Como fazer para divulga-lo. Se tiver um tempinho ouça essa maravilha….acesse o seguinte site: http://vimeo.com/695117
    Um grande abraço e parabéns pelo seu trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s