Camille e Barbatuques – a mistura do Brasil na França

Eu estava em Paris, sofrendo com o fuso horário e assistindo MTV na madrugada quando ouvi Camille pela primeira vez. Ela estava lançando o álbum Ta Dolleur e o clip era sensacional. No dia seguinte me joguei na FNAC e comprei o cd. Estava a caminho de Marseille pra uma residência na rádio Grenouille, uma emissora associativa que nasceu como rádio pirata e agora é uma referência na região PACA (Provence, Alpes e Côte D’Azur) e pra mim também. Meus amigos de lá ainda não a conheciam e o disco rodou um bocado.
Voltei pro Brasil e ela veio se apresentar dentro das programações do Ano da França num show incrível no Sesc Pompéia com a participação de Marcelo Preto dos Barbatuques.
Fui saber um tempo depois que o encontro entre eles aconteceu antes de tudo isso. Hoje eles gravam juntos e influenciam a música um do outro.
Vamos ver Camille e perceber em seu trabalho a presença da percussão corporal dos Barbatuques.

Nesse disco mais recente, Music Hole, Camille usa elementos da natureza como instrumentos e faz como Naná Vasconcelos que usa água pra percussão. Ela também usa beatbox e as percussões corporais misturadas ao clássico da chanson française e das músicas folclóricas que repetem os temas quase como mantras. Marcelo Preto e Fernando Barba dos Barbatuques participam de quase todo o disco.

E aqui os Barbatuques e o seu Barbapapa’s Groove. Os caras são tão bons no que fazem que já se apresentaram ao lado de Bobby Macferrin que é o rei dos efeitos vocais. Macferrin já gravou muito sozinho fazendo todas as vozes e instrumentos!
Por uma coincidência curiosa eu também vi os Barbatuques pela primeira vez no palco em Cannes, na França. Era um feira de música e eles, Yamandú e o Bossacucanova eram as atrações brasileiras.

2 comentários sobre “Camille e Barbatuques – a mistura do Brasil na França

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s