Caymmi, o bálsamo benigno.

Nada melhor que ouvir Dorival Caymmi num dia em que tudo o que você precisa é olhar o mar e ele está tão longe. No site oficial tem link pra uma página biográfica e pro acervo digital que é uma preciosidade. depois do livro O Mar e O Tempo, escrito por sua neta Stella, esse site é a melhor fonte pra vida e obra do “mar de algodão”. E, a delícia suprema, tem a rádio Maracangalha tocando sem parar. Nesse momento, enquanto escrevo, ouço o samba canção “Nunca Mais”, uma pérola gravada por Lucio Alves, Elizeth Cardoso, Nana Caymmi, o proprio Dorival em 55, Verônica Sabino, Maria Bethânia… e é sempre lindo. De morrer.
E, claro, as que eu mais amo, as canções praieiras. Caymmi é tão genial que inaugurou um gênero só dele. E aqui, nessa lista, só clássicos. Canções que tem como mérito a qualidade rara de unir sofisticação e simplicidade. Esse é dos grandes. Inconteste, pra usar uma dessas palavras fora de moda que eu gosto muito.
Bom, tá com saudade do mar, nego? Ouça Caymmi. Eu vou fazer isso o dia inteiro. E, sem dúvida, pro resto da vida porque “andei, por andar, andei, e todo caminho deu no mar…”

Outro baiano que eu adoro é Carlinhos Brown. Seu primeiro disco, o Alfagamabetizado é um dos meus favoritos. E de lá que eu tiro “Mares de Ti”. Nesse vídeo numa gravação acústica com Saulo, da Banda Eva. Adoro o non sense romantico dessa letra:

Se tropeçar meus pés cansados
Nos mares de ti
Cuidar de mim cuidar de ti
As fases e frases
Desfazem nos jeans
Por que é você que sabe
Aonde surfir
O mais bonito do magnífico
Só teu sorriso esculpe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s