A caixa preta de Itamar Assumpção

Vou dedicar essa semana no Vozes do Brasil ao meu querido Itamar Assumpção. Ele faria 61 anos agora em setembro, dia 13 e aproveito a ocasião pra tocar Itamar no rádio. Por ele mesmo e por Cássia Eller, Zélia Duncan, Ná Ozzetti, Monica Salmaso, Alzira E. e, muito breve por muitos outros por conta do lançamento da Caixa Preta – a discografia completa e mais dois cds inéditos pelo selo Sesc. Alvíssaras!!! Que ótima notícia!
Depois do lançamento dos livros Pretobrás pela Ediouro, Petrobrás e Itaú Cultural, com todas letras cifradas por Clara Bastos e textos incríveis de Luiz Tatit, Alice Ruiz, Luiz Chagas e outros feras, essa é a melhor iniciativa pra lançar luz à sua obra.

Vou copiar aqui o texto que escrevi pra apresentar o cd que foi produzido por Beto Villares pra Caixa Preta. Tive o privilégio de ouvir e posso dizer que está sensacional! O outro foi produzido pelo Paulinho Lepetit e tenho certeza que também deve ter ficado incrível. Hoje vou ao lançamento e depois trago mais novidades.

RITMO E POESIA NO PAIS DE ADONIRANS E ATAULFOS
por Patricia Palumbo

“Eu ainda vou abrir mais espaços”, me diz Beto Villares enquanto a voz quente e grave de Itamar Assumpção preenche o estúdio. Beto produz o disco com as vozes de Itamar, às vezes com o violão da gravação original, e muitos convidados especiais.
As composições de Itamar seguem a linha do contrabaixo, são mais notas soltas do que uma série de acordes e harmonia, por isso Beto tem onde colocar suas interferências sonoras, abrir espaços. A musica de Itamar é ritmo e poesia. Ele mesmo me disse uma vez, entre risos, que Beleléu era um rap. Foi essa musica, aliás, que pirou Beto Villares ainda menino tocando violão no colégio. Hoje, fazer a produção desse cd com parte da obra inédita de Itamar é um sonho e um privilégio. E foi uma ótima idéia de Anelis Assumpção, que conhece bem o trabalho dos dois. Faz todo sentido porque o diferente é o comum entre eles. E “num pais de Adonirans e Ataulfos”, como dizia Itamar, “o mínimo é ser diferente”.
A afirmação da poesia veio por intermédio de Paulo Leminski que já nos anos 70 dizia que a canção popular era o novo suporte para os versos no Brasil. Leminski disse à Itamar que ele era poeta. Discutiram, claro, mas por fim, há poesia sobrando no discurso irônico, romântico, passional de Itamar.
Poesia que continua pirando Beto Villares enquanto ele pilota a mesa, os computadores e abre os tais espaços entre tantas novas informações, como as guitarras de Edgard Scandurra, a bateria de Pupilo ou a de Curumim (que muitas vezes lembra a de Gigante Brazil), os violões do DuoFel, os teclados de Jeneci, as programações de Antonio Pinto, o baixo de Rian, a deliciosa bagunça feminina das Orquídeas, as vozes de Arnaldo Antunes, Seu Jorge, BNegão, Thalma de Freitas, Iara Rennó, Anelis e Serena Assumpção. Beto toca violão, guitarra, melotron e incorpora um “jeito torto” que na leitura do musico, fã e produtor, “cria a musica à serviço do que ele tem pra dizer”. Por isso a intenção de esvaziar pra que se ouça mais a voz e o discurso do nosso Itamar.
As gravações foram todas emocionantes mas foi com Elza Soares que o estúdio tremeu. Com uma letra que cita seu nome e fala de vida e superação, Elza deu corpo e alma, cantou como só ela é capaz e deixou o silêncio reinando por dias.
O trabalho de Beto Villares e seus parceiros nessa empreitada tem como um dos muitos méritos mostrar a contemporaneidade da obra de Itamar Assumpção. E sua amplitude. É nosso patrimônio. Meu desejo é que mais ouvidos o mereçam. Itamar é pop e é poeta. Azar de quem ainda não descobriu.

Preparamos uma edição especial com trechos do Vozes ao Vivo, entrevistas da época do lançamento do songbook, pedacinhos do livro Vozes Vol.1 e muita música boa. Os boletins da semana também são dedicados ao Itamar. Confira os horários e emissoras pra ouvir o Vozes do Brasil no rádio aqui na página ou ouça pelo link do Território Eldorado.
E aqui no blog vamos ver uns filminhos pra lembrar de Itamar e seus parceiros.

Com a Banda Isca de Policia na década de 80

Com Zélia Duncan

17 comentários sobre “A caixa preta de Itamar Assumpção

  1. Pingback: Do blog da Patricia Palumbo | Itamar Assumpção

  2. PATRICIA,

    SABE LÁ O QUE É BATER PERNA PELA PAULISTA, DOMINGO A NOITE COM O FONE NO OUVIDO E A TRILHA SONORA DO PROGRAMA ESPECIAL COM O ITAMAR? É LUXO SÓ .
    MARAVILHOSO E EMOCIONANTE
    ITAMAR TOTAL, SAMPA TOTAL.

    UM BEIJO E OBRIGADO

    LUIZ

  3. Bela notícia!

    Aqui, um carioca que se apaixonou por toda o som ‘diferente’ que brotava de São Paulo no começo da década de 80.

    E por coincidência, fui para o trabalho hoje pela Lagoa, aqui no Rio de Janeiro, ouvindo ‘Leonor’ e ‘Fim de Festa’ .

    Bom, já tenho o que pedir de aniversário…

  4. Inacreditável, parece até um presente surpresa! Estou aqui, não importa aonde, ouvindo o genio Itamar Assunção. Ligar o radio e ouvir ele tocando, isso não existe no cotidiano é raro, realmente um presente só pra ouvintes ilustres, assim que me sinto. Obrigado a voces da Radio Eldorado e ao nosso mestre.
    Se A Obra É A Soma Das Penas, Pago Mas Quero Meu Troco Em Poemas!

  5. Olá Patrícia, não encontro o áudio desse programa no site da Eldorado informado acima.
    Parabéns pelo programa! Não perco um!

  6. Não conhecia (ou acho que não conhecia) o trabalho do Itamar, obrigado por me fazer conhecer no seu programa especial… parabens.

  7. Olá, Patrícia!
    Vc quando e onde vai estar à venda a “Caixa Preta”? E quanto custará?
    Apesar de ter todos os CDs do Ita, esta caixa vem prá minha casa. Até hoje, lembro com tristeza a partida dele. Grato.

  8. Vc sabe dizer porque apesar de ter sido lançado recentemente já está fora de catálogo?
    Onde se acho pra comprar???
    Adoro seu programa.
    []s

  9. Pingback: Coluna Shuffle – A dama da música

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s