Esses homens, seus poemas e pianos arrebatadores

Há muito tempo eu aprendi que a beleza está muito mais no teor das palavras que saem da sua boca do que no formato que ela tem. E eu aprecio profundamente sons e conteúdos. Quando as duas coisas se juntam a vida se aproxima do divino. Nesse sentido o concerto de piano solo de Brad Mehldau na Sala São Paulo foi tão arrebatador, tão comovente e transformador que me tirou o ar.
Esse pianista norte-americano é conhecido por suas livres interpretações de temas populares de vários gêneros, do pop rock ao clássico. São arranjos que desestruturam as composições originais, oferecem novos temas pelo meio, novos caminhos que nos conduzem sabe lá pra onde. É tamanha viagem que a sensação é quase de desamparo depois de cada música que ele desmonta e reconstrói ao piano. Ao vivo, solo, naquele templo que é a Sala São Paulo, foi de nunca esquecer.
Não por acaso Brad Mehldau teve que voltar 5 vezes ao palco depois de uma apresentação de quase duas horas tocando Nirvana, Radiohead, Beatles, Verve, Massive Attack para uma platéia totalmente absorta, envolvida, mobilizada por ele. A noite fez parte da Série de Concertos TUCCA Música Pela Cura, promovido pela associação, que cuida de crianças e adolescentes com câncer.

Essa versão de “My Favorite Things”, de Richard Rogers, é emocionante e eu nunca mais ouvirei essa canção do mesmo jeito…

Hermeto Pascoal, o bruxo, gravou um lp duplo na década de 80 que tem essa mesma proposta do jazzista norte-americano, de desconstruir. Pra Hermeto, no caso da composição “Rosa”, de Pixinguinha, a idéia foi “despetalar”…

Depois de ouvir música feita assim entendo cada vez mais o poema de Manuel Bandeira, Madrigal Melancólico: … o que eu adoro em ti, não é a tua beleza, a beleza, é em nós que ela existe… o que eu adoro em ti, é a vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s