Pode aplaudir que a Orquestra é sua!

“Dois momentos merecem menção: na reexposição do tema do primeiro movimento, em vez do fá sustenido grave nos tímpanos, Lutoslawski escreve a mesma nota pulsada no agudo pela celesta, obstinadamente a esperar os solos virtuosísticos de vários instrumentos; e o tema da “Passacaglia”(terceiro movimento), audível desde o início nos contrabaixos em pianíssimo.”

Tirei esse trecho do texto de Sérgio Molina hoje na Folha de São Paulo comentando a apresentação da Osesp em Viena sob regência de Yan Pascal Tortelier. Adoraria ouvir música com essa propriedade de Sérgio Molina. Que maravilha ter essa formação. Na platéia em Viena, segundo o relato dele, as pessoas acompanhavam com as partituras em mãos. Deve ser como aprender uma língua, abre um novo mundo.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo está em turnê internacional. Tortelier, o maestro titular, regeu de memória; Antonio Meneses, cellista consagrado, voltou ovacionado pela platéia; no repertório, Villa Lobos, Debussy, Elgar e no bis da Orquestra um frevo de Edu Lobo encomendado para essa turnê.
Que orgulho! Tenho ido aos concertos da Osesp regularmente na Sala São Paulo e desde sempre adoro esse bordão “pode aplaudir que a Orquestra é sua”. Agora que eu sou a voz que divulga a Orquestra no rádio digo isso sorrindo e de verdade.
No último concerto da Osesp que assisti a peça era uma sinfonia de Mahler. Foi forte. É sempre impressionante. Me faltam os detalhes, mas sempre saio de lá mais rica, mais sensível, alimentada.
Recomendo fortemente. Dá vontade de aplaudir o tempo todo, mas diferente dos concertos de jazz, só pode mesmo no final… aí a Sala vai abaixo e é muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s