Clariô, Transa e Portobelo Road

Me contou Jards Macalé que na época da feitura do antológico Lp Transa de Caetano Veloso eles frequentavam Portobelo Road durante o exílio londrino. Macalé era o guitarrista e arranjador da troupe e levou Caetano pra conhecer o reggae feito por aquelas bandas. Péricles Cavalcanti fazia parte da turma e é creditado por Caetano como seu companheiro nessas aventuras musicais. Saiu daí “Nine Out Of Ten”, a primeira canção brasileira a usar a levada do reggae.

Transa saiu em 72 no Brasil com uma capa linda, vermelha e preta, um disco histórico e muito bom que está na minha lista dos melhores de todos os tempos. “Nine Out Of Ten” ainda faz parte do repertório de Caetano e essa versão a seguir é dos shows com o power trio Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo) e Marcelo Callado (bateria).

Péricles Cavalcanti não só estava lá como registrou em imagens Portobelo Road e seus personagens. É dele a canção “Clariô” que foi gravada por Gal Costa no Caras e Bocas e agora por Arícia Mess no recentíssimo Onde Mora o Segredo com participação de voz e violão de Léo Cavalcanti. Arícia ganhou de presente o clipe da música com essas imagens históricas. Sortuda!

2 comentários sobre “Clariô, Transa e Portobelo Road

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s